O instinto materno de delicadeza e a atenção aos detalhes fazem das mulheres mais flexíveis quando lidam com perfis diferentes de clientes.
As mulheres tendem a ser mais eficazes quando se fala de profissionais de vendas, segundo o professor de MBA da Fundação Getulio Vargas, Claudio Tomanini. Os motivos são as características naturais da mulher que, mesmo que possam ser possuídas por homens também, são mais comuns entre os indivíduos do sexo feminino.
O professor diz que a mulher tem melhorvisão periférica, em contraste à visão focada do homem. Isso acontece em virtude de a mulher ser biologicamente programada para cuidar de sua prole. Por causa disso, elas são muito boas para ampliar o networking.
“As mulheres são capazes de identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando conversas e otimizando o tempo de contato com cada interlocutor”, diz Tomanini. Além disso, o instinto materno de delicadeza e a atenção aos detalhes fazem das mulheres mais flexíveis quando lidam com perfis diferentes de clientes. A dedicação às regras também profissionalizam mais a sua atividade.
Homens são pragmáticos e, ao contrário deles, as mulheres agem mais movidas pela emoção do que pela razão. Segundo Tomanini, “A emoção move as conquistas femininas. Elas sabem usufruir de suas realizações”. Ainda, essa relação afetiva no atendimento ajuda a proporcionar uma experiência de compra em vez de simples transação comercial. Isso ajuda na geração de relacionamento de fidelização do cliente.
“Vender pelas características do produto nunca foi suficiente. É preciso vender pelas necessidades do consumidor“, explica Tomanini. As mulheres têm uma maior facilidade e empatia para compreender as necessidades do cliente, dessa forma sendo mais objetivas. Essa característica veio do condicionamento de compreender as necessidades da família antes da verbalização dos filhos.
O professor lembra, porém, que tanto homens quanto mulheres podem desenvolver características consideradas mais femininas ou mais masculinas. só é preciso usá-las.”Muitos homens possuem essas habilidades tipicamente femininas, e eles devem colocá-las em prática no trabalho e no relacionamento com clientes”.
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Sergio Ricardo Rocha – Dr Vendas
Palestrante, Consultor e Coach
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