Como anunciar no Facebook: Independente de qual seja seu produto ou serviço, se você vende pela internet ou se tem um espaço físico de venda, para que você possa vender, dois pontos são de extrema importância:
- Você deve atrair seus potenciais clientes para poder conversar com você. Essa é a fase de atração.
- E depois você precisa converter esse potencial cliente em cliente pagante. Essa é a fase de conversão.
Neste artigo eu vou te ajudar principalmente a atrair seus potenciais clientes através de anúncios no Facebook, hoje uma grande ferramenta para estabelecer um relacionamento com seus clientes.
Em seguida, porque não basta apenas atrair, você precisa saber converter esse potencial cliente em cliente real. Por isso, vou te dar algumas dicas também sobre como vender para esse cliente que você atraiu com os anúncios corretos.
Dessa forma, você vai aprender como anunciar no Facebook para vender muito. Vamos lá!
Como anunciar no Facebook – Importância dos anúncios
É através dos anúncios que você vai atrair seu potencial cliente para que conheça seu produto ou serviço. E o Facebook hoje é uma ferramenta muito importante, desde que você saiba utilizá-la corretamente.
Assim, você faz essa rede social trabalhar a seu favor, aumentando suas vendas.
O anúncio deve conectar seu produto ou serviço com seu potencial cliente. Tem que falar da transformação que ele espera ou sobre o que ele quer conquistar com seu produto ou serviço. Ou deve tratar sobre os medos e as preocupações que ele tem.
Geralmente o medo e a dor geram mais resultados quando comparado a falar sobre os sonhos e desejos. Por exemplo, pense agora qual das duas perguntas abaixo te chama mais atenção?
1) Você não aguenta mais ficar sem vender?
Ou
2) Você quer alavancar suas vendas?
Então, trabalhe mais com os medos, as preocupações, as necessidades. Essa é uma emoção muito poderosa que todos queremos resolver de forma urgente. Isso gera maior pró-atividade nas pessoas.
O Facebook pode me ajudar a vender mais? Os anúncios
De acordo com uma pesquisa de 2016, anunciar no Facebook é uma forma simples e eficiente para gerar resultados para qualquer negócio:
- 49% das empresas que anunciam no Facebook tem um Retorno sobre Investimento (ROI) de 5x ou mais.
- Anunciar no Facebook é 35% mais barato que anunciar em outras mídias online com a mesma abrangência.
Portanto, utilize o Facebook para anunciar seus produtos ou serviços. Utilize esta rede social, que possui mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, a seu favor.
Mas, para anunciar da maneira correta, de forma a te gerar resultados, algumas estratégias são de extrema importância.
E o Facebook te permite de maneira fácil medir se você está tendo resultados ou não em seus anúncios.
Como anunciar no Facebook – Teste os anúncios
O principal segredo do anúncio ideal não é fazer apenas um anúncio, mas sim vários. Porque somente assim você pode testar e descobrir o que mais chama a atenção do seu potencial cliente.
O anúncio no Facebook tem três elementos:
- Título
- Texto
- Imagem
Você também pode testar públicos diferentes. Ou seja, você pode testar seus anúncios com diferentes perfis de públicos, de diferentes idades, locais e preferências.
Assim, você vai saber quais perfis dão maiores retornos para você. E vai poder focar e direcionar sua estratégia da forma correta – cada anúncio vai para um perfil específico de público, sendo muito mais efetivo.
Então você pode testar várias formas de anunciar, trocando um elemento de cada vez.
Por exemplo: coloque alguns anúncios com o nome da sua empresa, alguns sem o nome. Coloque outros anúncios com determinada imagem, outro com imagens diferentes.
Ou ainda teste um anúncio com um título, um texto e uma imagem. Depois troque o título, depois troque só a imagem, em outra situação troque o texto e mantenha a imagem. Enfim, teste, e teste de maneiras distintas.
E depois analise: Qual título gerou mais resultado, qual imagem, qual texto?
E junte todos num anúncio só. Isso vai te gerar muito mais retorno, pois vai atingir muito mais pessoas de acordo com o perfil do seu potencial cliente.
Importante: Pesquisas mostram que imagens geram 2x mais engajamento que os demais tipos de conteúdos. Por isso, capriche na escolha do que vi publicar. Depois vem vídeos, links e, por fim, textos.
E não se esqueça: As postagens devem ser feitas para agradar seu potencial cliente e devem ser variadas.
Como fazer esses testes?
Hoje, o próprio Facebook está desenvolvendo um recurso próprio para auxiliar a realizar testes entre anúncios. Vou deixar no final desse artigo alguns links do próprio Facebook falando mais sobre isso.
Você também pode fazer os testes “na mão”. Faça os anúncios diferentes e mantenha anotações (normalmente é utilizado uma planilha excel) sobre quais anúncios estão sendo testados e o que, exatamente, você está testando.
Uma terceira opção é usar a ferramenta “AdEspresso”. É uma ferramenta paga. Mas é muito útil. Você baixa ela, cadastra seus dados de acordo com sua fanpage. E esta ferramenta vai te permitir colocar quantos títulos, quantas imagens e quantos textos você quer testar. E ele mesmo faz a combinação entre estes três elementos.
Depois de um determinado período, esta ferramenta vai dizer para você qual está te trazendo mais resultados, mostrando qual a melhor combinação de anúncios entre estes três elementos.
Eu vou deixar um link com mais informações sobre o AdEspresso no final desse artigo, ok? Agora, vamos continuar sobre como anunciar no Facebook.
Como anunciar no Facebook – Medindo os resultados
O Facebook te gera uma resposta muito rápida, fica muito fácil medir. Por isso é uma ferramenta muito importante hoje.
Uma das formas de medir os resultados dos anúncios é primeiro analisar o engajamento. Isso se faz através das curtidas, dos comentários e de quantas pessoas curtiram sua fanpage.
Analise também quantas pessoas fizeram pedido inbox, ou comentaram algo no inbox. Com isso, você vai conseguir também monitorar quais anúncios estão gerando mais resultados.
Além disso, o próprio Facebook te dá estatísticas sobre o alcance das suas publicações e muitas outros dados estatísticos.
E claro, analise quantas vendas seus anúncios geraram. O Facebook tem ferramentas baseadas em pixel para te ajudar a calcular essas vendas.
“Só se pode melhorar o que pode ser medido” – Aulas de Marketing
E depois de acertar no anúncio no Facebook.. O que fazer?
Você conseguiu anunciar da forma correta e seu potencial cliente quis saber mais sobre seu produto ou serviço. Então, agora é a hora da venda!
Antes de falar seu preço, você deve caprichar na apresentação do seu produto ou serviço. E deve enviar informações verdadeiras a seu cliente para ele já conhecer o que você está oferecendo a ele antes mesmo de dizer o preço.
É o momento que você cria sua oferta irresistível, mostrando todas as vantagens e benefícios de seu produto ou serviço. É quando você vende valor.
Já fiz vários artigos para te ajudar nisso, principalmente para ajustar a sua comunicação de forma que você fale aquilo que seu cliente precise ouvir para tomar a decisão de compra. E, mais ainda, em como gerar valor para seu produto ou serviço.
Assim, não é o preço que importa, mas sim todos os impactos positivos que seu produto ou serviço vai gerar na vida do seu cliente.
Os links desses artigos estão no final desse. Depois leia eles também, beleza? Agora, continue aqui comigo.
Como anunciar no Facebook – Links Indicados
Conteúdo próprio Facebook sobre como testar anúncios:
Artigos aqui no Blog que vão complementar sobre como anunciar no Facebook:
- Como vender no Facebook | +13 Dicas de postagens
- Como vender pelo Facebook
- Aumente suas vendas com o Facebook
- Como alcançar metas?
- Treinamento de vendas: Por que é importante fazer?
- Como criar uma oferta irresistível?
- Como gerar valor para o cliente – Casos Reais
- Como vender um produto para o cliente – Mais sobre potenciais clientes
Créditos das imagens acima utilizadas nesse artigo sobre como anunciar no Facebook: Freepick. Fonte de conteúdos pesquisadas enquanto o artigo foi escrito: Fonte 1, Fonte 2.